segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Férias III


Angola é realmente um país enorme! Principalmente se o compararmos com o nosso cantinho à beira mar plantado. As distâncias entre as cidades são enormes e, por isso, facilmente se fazem centenas de km para se ir de uns lugares para os outros. 
Nós, durante as férias, devemos ter feito cerca de 2000 km... se estivéssemos em Portugal e multiplicássemos os tais 2000 km por dois carros e pelo preço do gasóleo, nem sairíamos de casa! Aqui uma das melhores coisas é o preço do gasóleo e da gasolina. Com 2000 Akz (kuanzas), cerca de 15 euros, enchemos o depósito. Dá para rir!!! Custa mais uma garrafa de água do que um litro de gasóleo ou gasolina!

Assim, uns dias depois de termos chegado a Benguela, o pai Rui achou que devíamos conhecer a fazenda do tio A. Fica a cerca de 300 km de Benguela, perto de um lugar chamado Chongoroi. Achámos que ir e vir no mesmo dia ía ser muito cansativo, logo levámos uma muda de roupa para o dia seguinte.
 
E lá fomos nós novamente conhecer um pouco mais deste país...
O caminho até lá é giríssimo, mas vi agora que temos poucas fotos. Tiramos mais outro dia que lá voltarmos!

Depois de sairmos da estrada alcatroada (em Chongoroi) andamos cerca de uma hora em estrada de terra e passamos por aldeias tipicamente africanas onde existem apenas meia dúzia de casas e onde fico a pensar como é que é possível viver ali. Mas é e ponto final!
 



Depois de muito andarmos e de estarmos todos fartos de carro lá chegámos à  fazenda. E foi uma alegria enorme pois estavam todos em pulgas por causa dos animais e pela novidade!

 
 

A fazenda do tio A é gigante e claro que não conseguimos conhecer tudo. Tem cerca de 86000 hectares (sim, são 86000 campos de futebol!) onde se cultivam muitas coisas (mangas, limões, alguns cereais,...) e onde se criam muitos animais (tantos que nem eles sabem a conta certa!). Entre os animais estão cerca de 200 bois, cavalos, patos, porcos, galinhas e afins... alguns ainda são selvagens, mas a maior parte já não.
 
 


 
 
 

 



 
 
E assim passaram as primeiras horas neste local, no meio do nada, onde apenas se ouvem os animais e se tem este magnífico entardecer.
 
 
 
 
Assim que começou a anoitecer e enquanto fomos todos tomar banho para depois jantarmos, os trabalhadores da fazenda fizeram-nos a surpresa de acenderem uma fogueira bem grande e que deixou os miúdos de boca aberta! A fogueira para além de aquecer o ambiente (aqui à noite faz frio) serve para afastar alguns animais. 
 
 
 
 
Engraçado, mas pela primeira vez senti-me numa daquelas fazendas de telenovela brasileira onde só faltavam os peões e a música!
Depois do jantar estávamos todos tão cansados que rapidamente adormecemos!
 
No dia seguinte, fui acordada pela Margarida: "Mãe acorda! O galo já disse cócórócócó! E os cavalos já acordaram!"
Ela estava mesmo contente com aquele lugar e com tanta coisa nova!
 
Depois do pequeno-almoço, fomos conhecer outra parte da fazenda e esperar pelos cavalos. No dia anterior, o responsável disse aos miúdos que ía mandar trazer os cavalos para darem uma volta e eles ficaram eufóricos, principalmente a Bia que é uma eterna apaixonada por cavalos. 
 
 
 

 
 
Infelizmente, por volta do meio dia, os cavalos ainda não tinham chegado e como não queríamos fazer a viagem de noite (aqui anoitece sempre muito cedo, seja verão ou inverno, por volta das 18:15h é noite) decidimos ir embora.
Claro que ficaram todos tristes, mas já temos uma desculpa para voltar à fazenda! E para a próxima ficamos mais dias!
 

1 comentário:

  1. Que maravilha! Quando vivi em Angola os meus pais raramente nos levavam para fora de Luanda. É algo que sempre me deu muita pena, não ter conhecido mais províncias.

    ResponderEliminar