Dia 5 de Fevereiro foi a data
marcada para o início das aulas no Colégio Júlio Verne. Assim, nessa
terça-feira lá fomos todos de manhã comprar as fardas para os quatro mais
velhos. Aqui em Angola quase todos os colégios têm farda obrigatória, o que a
mim me pareceu óptimo pois estava farta
do tempo que eles e elas perdiam a escolher a roupa e a procurar a roupa que
não estava no armário. Sim, porque tratar da roupa de sete caramelos é coisa
fácil e rápida…
Depois das fardas fomos ver os
horários e conhecer os colégios. A Beatriz, o Martim e a Carolina estão todos
no mesmo sítio pois da 1ª à 6ª classe (aqui diz-se classe e não ano) é num
colégio perto de casa onde até dá para ir a pé. A partir da 7ª classe e, embora
pertença ao mesmo colégio, fica num edifício um pouco mais longe e é lá que
estuda o Bernardo.
As aulas do Bernardo começam às
7:30 h e terminam às 12:30 h. Pelo meio tem 20 minutos de intervalo e nunca
almoça na escola. A tarde é sempre livre.
As aulas da Carolina e do Martim
começam às 13:00 h e terminam às 17:30 h. Também têm um intervalo de 20 minutos
pelo meio e não almoçam na escola. As manhãs são sempre livres. No caso da
Beatriz a única diferença para a Carolina e para o Martim é que sai 30 minutos
depois, ou seja, às 18:00h.
Neste primeiro dia o Bernardo
acabou por faltar pois por engano foi colocado numa turma da 8ª classe. Assim,
lá foram os outros 3 por volta das 13:00h com as belas fardas para o colégio. A
minha principal preocupação era relativamente a beber água na escola, mas eles
rapidamente interiorizaram que só podem beber bebidas engarrafadas. E levam
sempre o lanche com a respectiva bebida
de casa.
No final do dia, quando o pai os
foi buscar vinham contentes porque tinham gostado dos professores e já tinham
feito amigos. Para mim foi um alívio, pois era uma das minhas preocupações. Nós
mães sofremos muitas vezes por antecipação e achamos que eles são sempre os
nossos bebezões. Mentira… são miúdos como os outros e depressa se adaptam e
fazem amigos… mais depressa do que nós adultos!
No dia seguinte foi a vez do
Bernardo acordar cedo (bem cedo!) e ir para o colégio. Filho mais velho, mas
com maior dificuldade de adaptação. Achava eu… correu lindamente!
E assim se passou a primeira
semana de aulas. Devo dizer-vos que começou a meio gás. As turmas ainda tinham
poucos alunos e o trabalho não foi muito. Algumas revisões e pouco mais. Depois
na semana seguinte meteram-se as férias do Carnaval…
Bom, acho que a partir desta
segunda-feira, dia 18, é que a coisa ficou mais séria. Já fizeram alguns testes
diagnóstico e já começaram a dar matéria nova.
A adaptação continua a correr
bem. Têm cada vez mais amigos e vão e vêm sempre bem dispostos!
P.S.1. Esqueci-me de vos dizer
que o Bernardo no primeiro dia chegou aflito pois não sabia o hino de Angola e
eu não estava a perceber o porquê. Ele contou-me: antes de entrarem para as
aulas todos os alunos fazem a formatura e cantam o hino.
Temos que aprender!
P.S.2. Noutro post mais à frente
vou contar-vos as disciplinas que eles têm e as principais diferenças entre o
ensino angolano e o português. Ainda estou a saber aos poucos.
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