sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Início das aulas


Dia 5 de Fevereiro foi a data marcada para o início das aulas no Colégio Júlio Verne. Assim, nessa terça-feira lá fomos todos de manhã comprar as fardas para os quatro mais velhos. Aqui em Angola quase todos os colégios têm farda obrigatória, o que a mim me pareceu  óptimo pois estava farta do tempo que eles e elas perdiam a escolher a roupa e a procurar a roupa que não estava no armário. Sim, porque tratar da roupa de sete caramelos é coisa fácil e rápida…

Depois das fardas fomos ver os horários e conhecer os colégios. A Beatriz, o Martim e a Carolina estão todos no mesmo sítio pois da 1ª à 6ª classe (aqui diz-se classe e não ano) é num colégio perto de casa onde até dá para ir a pé. A partir da 7ª classe e, embora pertença ao mesmo colégio, fica num edifício um pouco mais longe e é lá que estuda o Bernardo.

As aulas do Bernardo começam às 7:30 h e terminam às 12:30 h. Pelo meio tem 20 minutos de intervalo e nunca almoça na escola. A tarde é sempre livre.

As aulas da Carolina e do Martim começam às 13:00 h e terminam às 17:30 h. Também têm um intervalo de 20 minutos pelo meio e não almoçam na escola. As manhãs são sempre livres. No caso da Beatriz a única diferença para a Carolina e para o Martim é que sai 30 minutos depois, ou seja, às 18:00h.

Neste primeiro dia o Bernardo acabou por faltar pois por engano foi colocado numa turma da 8ª classe. Assim, lá foram os outros 3 por volta das 13:00h com as belas fardas para o colégio. A minha principal preocupação era relativamente a beber água na escola, mas eles rapidamente interiorizaram que só podem beber bebidas engarrafadas. E levam sempre o lanche com  a respectiva bebida de casa.

No final do dia, quando o pai os foi buscar vinham contentes porque tinham gostado dos professores e já tinham feito amigos. Para mim foi um alívio, pois era uma das minhas preocupações. Nós mães sofremos muitas vezes por antecipação e achamos que eles são sempre os nossos bebezões. Mentira… são miúdos como os outros e depressa se adaptam e fazem amigos… mais depressa do que nós adultos!


No dia seguinte foi a vez do Bernardo acordar cedo (bem cedo!) e ir para o colégio. Filho mais velho, mas com maior dificuldade de adaptação. Achava eu… correu lindamente!

E assim se passou a primeira semana de aulas. Devo dizer-vos que começou a meio gás. As turmas ainda tinham poucos alunos e o trabalho não foi muito. Algumas revisões e pouco mais. Depois na semana seguinte meteram-se as férias do Carnaval…

Bom, acho que a partir desta segunda-feira, dia 18, é que a coisa ficou mais séria. Já fizeram alguns testes diagnóstico e já começaram a dar matéria nova.

A adaptação continua a correr bem. Têm cada vez mais amigos e vão e vêm sempre bem dispostos!

P.S.1. Esqueci-me de vos dizer que o Bernardo no primeiro dia chegou aflito pois não sabia o hino de Angola e eu não estava a perceber o porquê. Ele contou-me: antes de entrarem para as aulas todos os alunos fazem a formatura e cantam o hino.
Temos que aprender!

P.S.2. Noutro post mais à frente vou contar-vos as disciplinas que eles têm e as principais diferenças entre o ensino angolano e o português. Ainda estou a saber aos poucos.

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário