sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O ano letivo mais longo de sempre


Chegou ao fim! Finalmente!
Durou 14 meses e meio e não foi pêra doce... nova escola, novos professores, novos amigos, novas matérias, novas regras e outras coisas mais!
E para trás ficaram amigos, escolas, professores e regras já bem conhecidas. Um mundo deles e onde se sentiam em casa!
 
Mas a vida é feita de aprendizagens e esta foi mais uma... talvez das maiores, quem sabe!
E hoje, estávamos só à espera dos últimos exames da Beatriz, para concluir mais uma etapa desta nova vida por Angola.

E, para grande orgulho e uma mãe e de um pai babados e orgulhosos, o balanço foi muito positivo! Todos passaram de ano! As notas da Beatriz só saem para a semana mas os exames correrem todos bem e não esperamos outra coisa. Até o Bernardo que estava mais tremido transitou sem negativas (claro que não o larguei na reta final!) e lá subiu mais um pouco a sua autoestima!
 
E agora escrevo este post a poucas horas de entrar no avião e com muitos miúdos (e uma mãe também!) excitadíssimos por chegarem amanhã a Portugal. Nem vos passa pela cabeça os planos que para aqui vão! E é tão giro ouvi-los!
 
Até amanhã...



PS1: Depois conto-vos como foi a viagem com todos e sem a ajuda o pai Rui que ainda fica mais uma semana. Rezem por mim!!!
 
PS2: Não imaginam o calor que está por aqui hoje. Não se suporta! O choque térmico vai ser mesmo muito grande!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Último dia de praia do ano


 
No domingo passado fomos à praia pela última vez este ano. E como sempre foi um dia bem passado!
 

 
 

 
 
Daqui a poucos dias vamos ter um choque térmico! A diferença de temperatura deve rondar os 20ºC e será assim da noite para o dia... espero que os vírus e companhia limitada se mantenham bem longe dos Britos e Britinhos! Pelo menos durante 2 meses porque depois vamos voltar novamente para o calor!
 
 
Por aqui já começámos a fazer as malas e a preparar as coisas para a viagem mais animada e desejada do ano! Desta vez não é muito difícil pois são poucas as roupas que temos para levar. Aliás, quase nenhumas... tive que andar à caça do mais quente que temos por cá e cheguei à conclusão que temos que sair do avião diretamente para o quentinho do aeroporto e daqui diretamente para o carro e deste diretamente para casa. Tudo isto sem pôr o nariz na rua! Não vai ser fácil...
Depois, em casa, há que passar horas no sótão à procura das roupas e sapatos do inverno passado a ver o que serve a um e já não serve ao outro. Sim, aqui nada se deita fora e tudo se aproveita! A Carlota veste e calça coisas que eram do Bernardo e que ainda vão parar ao Zé Maria. E ele vai ficar o máximo!
 
 
O espírito do Natal começa a chegar a Luanda... mas muito ao de leve! Vejo umas árvores de Natal e alguns enfeites à venda nos supermercados, uma árvore de Natal numa praça e o edifício do Banco de Angola iluminado à noite.
 
 
De resto, parece-me que calor e pouca roupa não liga com Natal! Deve ser por falta de hábito. Por isso não fizemos árvore de Natal por cá e vamos fazê-la quando chegarmos a Portugal. Este ano temos até que comprar uma nova pois a velhinha já tinha 14 anos e morreu no ano passado!
Talvez um dia a família venha ter connosco a Luanda e passemos o Natal na praia... o que interessa é estarmos todos juntos!
 
 
E estou a 4 dias de chegar a casa... tão bom!

 


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Parabéns, Maria Carolina!


Mais um mês que passa, mais uma festa de aniversário! De Agosto a Dezembro temos uma festa por mês. Temos sido muito certinhos nos meses em que nascem os Britinhos. Não há cá repetições! Um em cada mês sai mais em conta. Temos tempo para nos recompormos de uma festa para a outra. E se o Zé Maria se portar bem a regra continua! Só me ficam a sobrar Janeiro, Fevereiro, Maio e Julho...
 
E fez ontem 8 anos estava eu a fazer as malas para passar um fim de semana em Fátima quando começaram umas contrações. Claro que o hotel foi trocado pelo Hospital S. Francisco, mas por uma boa causa! Nasceu a Maria Carolina com umas bochechas lindas de morrer e 3100 g de gente! A minha filha mais gordinha até hoje!!!
 
E sobre esta princesa já eu vos disse muito... a última dela foi quando, na semana passada, eu lhe li uma mensagem da professora Júlia (a professora do 1º ano da escola de Portugal onde ela fez apenas o 1º período) que dizia que estava com saudades dela e que os colegas da turma falavam muito nela. Acabei de ler e mensagem e quando olho ela estava de lágrima no canto do olho... de seguida abraçou-se a mim a chorar... será que o meu coração aguenta isto?
Os filhos podem ser muitos mas são todos tão diferentes... a Maria Carolina é a mais sensível e docinha!
 
PARABÉNS novamente, amor da mãe!!!
 
 
 
 
 
PS: E daqui a 10 dias por esta hora estou a entrar no Aeroporto Internacional de Angola com 7 miúdos excitadíssimos para chegarem a Portugal...10 dias!!!!!!!!!!
 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Saudades da água!


Sabem há quanto tempo não bebo um copo de água da torneira?
Desde o dia 2 de Fevereiro, ou seja, há 10 meses e 5 dias!!!

E porquê? Porque a água de Angola não é potável. Se a bebermos corremos o risco de apanhar alguma doença, logo mais vale não arriscar. Eu, neste momento, arrisco apenas numa coisa: lavo os dentes com água da torneira. E é só! Há quem nem isso faça!
 
Esta é outra das pequenas coisas que quando estamos em Portugal não damos o mínimo valor. É um dado adquirido e ponto final! Eu até de beber água da torneira tenho saudades! Devo estar a ficar xéxé...
 
Quando decidimos vir morar para aqui  pensámos logo como é que íamos convencer 6 miúdos (a Carlota ainda não bebia água sozinha) que toda a vida beberam água da torneira que, de repente, não podiam. E a torneira mesmo ali à mão! Algum dia, um haveria de se esquecer... mas nunca aconteceu! É incrível como eles se moldam à realidade. Conversámos todos e eles perceberam. A Margarida, na altura com 2 anos, teve a nossa ajuda e a dos manos mais velhos e correu tudo sobre rodas!

Quando chegarmos a Portugal daqui a 23 dias vamos conversar novamente e explicar que podemos beber novamente água da torneira. Que bom! Vou deixar de ter milhões de garrafas e garrafões pelo chão da cozinha! E eles vão novamente entender...

 
 
PS: Viram? Faltam 23 dias!!!
 
 
 
 


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Alguém adivinha?


Este é o novo membro dos Britos! Agora com 18 semanas já foi possível ver se é um menino ou uma menina... alguém adivinha? (Está mesmo à vista, é só procurar!)
 
 
 
 
 
Pois é... sou o José Maria!!! (Zé Maria para os amigos!)
 
E depois de várias meninas seguidas e muito cor-de-rosa e muitas princesas, fadas, laços, golas e afins vamos mudar para carrinhos, bolas, piratas e muito azul! A ideia deixou-me encantada e ao pai nem se fala! 
 
Claro que a escolha do nome nunca é consensual... é impossível agradar a tantos miúdos a dar palpites! Mas a palavra final é minha e do pai.
 
O nome foi escolhido hoje e em muito pouco tempo. Se o avô José Luís fosse vivo hoje seria dia do seu aniversário. O avô Fernando José é um avô 10 estrelas que está sempre presente (ultimamente pelo skipe!) nos bons e maus momentos dos Britos e Britinhos. Claro que já perceberam o que eles têm em comum: o José! O nome Maria é comum a todos os Britinhos e nunca irá faltar!
 
Agora é só esperar que o Zé Maria continue a crescer e a dar muitos pontapés à mãe que adora estar grávida! E depois de passarmos 2 meses em Portugal vamos voltar e ter pela primeira vez um filho made and born in Angola!
 
 
PS: Descobriram a pilinha do rapaz na eco? Está no lado direito em cima de uma bolinha!