quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Ébola


As notícias sobre o ébola chovem por aqui... cada vez está mais próximo de Luanda e claro é um assunto que me preocupa. Mas tudo com conta, peso e medida! Não vale a pena sofrer por antecipação!

Há poucos dias, os meus rapazes mais velhos, saíram por breves momentos do mundo da playstation, facebook e jogos online no telemóvel, e acordaram para a vida... e, de repente, perceberam que existe uma doença chamada ébola que não tem cura, que já matou umas quantas pessoas (muitas infelizmente...) e que se aproxima a passos largos de Angola. Eu fui respondendo às dúvidas que me punham mas sempre sem alarmismos e com muito calma... mas a preocupação deles continuou. Apesar de serem distraídos, sabem bem como são os cuidados de saúde por aqui e a pergunta chave e que ficou com uma resposta vaga foi "se chegar aqui, vamos logo para Portugal?" 

Sinceramente nem eu sei o que pensar... consegui acalmar os ânimos mas cada vez que ouvem notícias (são poucas as vezes!) querem saber novidades sobre o ébola. Rezo para que não chegue a Angola pois já nos chega toda a bicharada que por aqui anda e que provoca tantas doenças (e muitas mais mortes do que o ébola). Não merecemos mais uma! 


Mãe devia ter uma redoma gigante onde pudesse colocar os filhos lá dentro e protegê-los de todas as doenças possíveis e imaginárias! Só das doenças... as contrariedades, as frustrações, as cabeçadas, essas fazem parte da vida e ajudam a crescer!



Naquele dia das dúvidas, já os rapazes sonhavam com a vida novamente em Portugal! E dei com eles novamente a fazerem mil e um planos... a certa altura a Bia pergunta ao Martim:
- Não estás ansioso por voltar a estudar lá?
- Não! Estou é ansioso por ter uma namorada! Já estou fora de ação há 2 anos... 

Sim, o Martim só tem 10 anos! E eu estou a ficar "cota", definitivamente!


1 comentário:

  1. O ébola, como muitas outras doenças, evita-se, acima de tudo com higiene pessoal e obviamente, evitando facores de risco. NÃO comer carne de caça (o que é uma pena pois eu aprecio muito ados antilopes, javali, pacaça), não ter contacto com fluido das pessoas comprovadamente infectadas, não ser mordido por MORCEGOS. Tudo isto me parece fácil de evitar. Quanto à higiene pessoal, recomendo o uso de sabão azul (sabão macaco na gíria angolana): é um poderoso anti séptico e custa muito menos que os sabonetes bem cheirosos ou os sabonetes ditos ati sépticos. Para uma família numerosa,...

    ResponderEliminar