terça-feira, 26 de março de 2013

Carlota Cambalhota!


Hoje vou falar-vos do elemento mais novo da família: a Maria Carlota!

Sendo sétima filha achou que deveria ser diferente dos irmãos logo à nascença: não queria vir de parto normal, mas sim de cesariana! Por um lado até dava jeito pois o pai estava a trabalhar em Angola e assim poderia marcar a viagem para dois dias antes da data marcada pelo Dr. Brito Palma. Mas a mãe Marta não estava a achar muita graça à história da cesariana pois todos os outros filhos tinham nascido de parto normal e tinha corrido sempre tudo bem. Mas enfim... a placenta prévia obrigou à marcação da cesariana para dia 9 de Maio no Hospital dos Lusíadas. O pai chegaria a 7 de Maio e iria assistir a tudo... ou não!!!
 
Dia 23 de Abril, tive uma perda de sangue, falei com o obstetra e ele mandou-me ir ver o que se passava ao Hospital S. Francisco Xavier pois eu ainda estava de 35 semanas e alguns dias. Como era de noite e tinha todos os miúdos a dormir liguei à tia Sandra e à amiga Raquel. Esta última ficou com eles em casa e a Sandra foi comigo ao Hospital.
 
Chegámos e depois de observada pela médica resolveram que deveria ficar internada para ver se aguentava mais uns dias e a bébé nasceria maior. Vi a minha vida a andar para trás! Com seis filhos em casa e eu de repouso no hospital...
Dei a notícia à Sandra e como já estava a amanhecer ela resolveu ir para casa e voltar mais tarde.
 
Entretanto, e depois de examinada novamente acharam que afinal e bébé iria nascer naquela manhã e de cesariana. Só teria de esperar um pouco porque estava outra mãe à minha frente também para cesariana. Tirou senha antes de mim!!
Fiquei numa sala a aguardar e a rezar para que me dessem epidural o mais rápido possível (pois já estava cheia de contrações) e para que a outra mãe se despachasse!
Bom, como a outra mãe não se despachou rápidamente, resolveram dar-me epidural. Mas os minutos passaram e as dores não. Até que a enfermeira resolveu ver a dilatação que eu tinha. De repente ouvi: "dez dedos de dilatação! A bébé vai nascer!"
E  assim foi... a Carlota surpreendeu-nos a todos e nasceu de parto normal às 35 semanas e com 2,750 kg. Nem precisou de incubadora! Foi tão rápida que quando a tia Sandra voltou ao Hospital e lhe disseram que já tinha nascido, e de parto normal, ela achou que a senhora da receção estava enganada! Depois quem quase caíu para o lado foi o pai Rui que recebeu a notícia pelo telefone!

E depressa passaram 9 meses e chegou o dia de mudar de país...
Os cuidados com ela foram muito idênticos aos dos manos. Levou as vacinas que podia levar (a da febre tifóide só pode tomar com 2 anos) e adiantou algumas do plano nacional de vacinação. Quando voltarmos de férias a Portugal vai tomar as da idade dela, Nada de especial... apenas umas picadelas e um choro que passou logo com umas gotas do líquido cor-de-rosa e um colinho da mãe!

Depois das peripécias da viagem que já contei no outro post, a Carlota esteve rabujenta os 3 primeiros dias. Comia pouco, dormia fora de horas, chorava... foi a sua fase de adaptação. Até que de repente percebeu que isto era para durar e mais valia entrar na rotina e dar descanço aos pais!
Verdade seja dita que as diferenças foram muitas, ainda mais para uma bébé! Mudou de casa, de quarto. de cama, de clima e de alimentação... só???

Pois é... esta parte da alimentação é engraçada. A Carlota já comia sopa, fruta, iogurtes, pápas e ao pequeno almoço bebia cereais lácteos. Não era esquisita! Gostava de tudo o que lhe dávamos... eu e as suas amigas do Botãozinho ( a Paula, a Xana, a Mila e a Filipa)!
Aqui as coisas mudaram um bocadinho... vejamos: os cereais lácteos custam cerca de 4 euros (2 pacotes) e, nem sempre se encontram, os boiões de fruta (embalagem de 4) chegam a custar 7 euros e 4 iogurtes de bébé custam cerca de 10 euros. Não há orçamento que aguente!!
Assim, acabaram-se os cereais lácteos e os boiões de fruta. A Carlota voltou a beber leite da lata e a fruta é mesmo fruta! Quanto aos iogurtes descobrimos uns da Mimosa que não precisam de frio e que são bons e bem mais baratos (não se vendem em Portugal) e que ela gosta. A sopa é igual à que eu fazia, mas a água que lhe deito é da garrafa. As pápas também são feitas com água de garrafa.
Resultado: a Carlota engordou!!! Está uma cara de bolacha Maria! Redonda e de se comer!!!

Falta dizer-vos que, agora com 11 meses, já gatinha por todo o lado e põe-se em pé sozinha. Fala pelos cotovelos, mas não se percebe nada! Entretem-se a brincar no castelo das princesas. Adora ir à praia comer areia e molhar os pés. Gosta dos passeios ao final da tarde na Baía de Luanda. Dorme umas grandes sestas. Está sempre a rir e diverte-se imenso com as macacadas dos irmãos e do pai! E até já tem uma costela africana: adora dançar!!!
Aqui ficam alguns momentos...
 


 
 







6 comentários:

  1. Olá Marta,

    Só agora vi via FB que te aventuraste com a familia para Angola. Grande aventura!

    Desejo-te as maiores felicidades e tudo de bom para vocês. Vocês são fantásticos. Vou continuar a seguir aqui as vossas aventuras.

    Beijinhos para ti e um grande abraço para o Rui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é, tem sido uma grande, mas feliz aventura!
      Obrigado pelo apoio e um beijinho grande para todos dos
      Britos

      Eliminar
  2. Que querida! A capacidade de adaptação deles é fantástica.
    Beijinho, Maf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mafalda!
      Cá te espero para uns dias de dondocas! Senão for em Maio fica para quando tu quiseres...
      Bjs!

      Eliminar
  3. Linda! Linda Carlota e linda família!

    ResponderEliminar