sexta-feira, 17 de outubro de 2014


Os angolanos são um povo muito ligado à igreja.
Aos fins de semana, as igrejas e outros locais de culto (casas, barracões,...) estão sempre cheios de gente a assistir e participar em eucaristias, catequeses, coros e afins. E todos se vestem a rigor! Muitos aparecem vestidos de igual com panos africanos... a mistura de cores enche-nos os olhos e a alma!

Os Britos também tiram um bocadinho do sábado ou do domingo para participarem na eucaristia. As mais novas adoram o coro e, dentro do possível, conseguem portar-se bem até ao fim! Claro que há dias piores em que é preciso vir à rua e voltar depois para dentro da igreja! A parte que mais gostam é a do peditório pois o pai dá uma nota a cada uma para colocarem no cesto!

No último domingo foi assim...






quinta-feira, 16 de outubro de 2014

E viva os noivos!!!


Por aqui os amigos são poucos, mas bons!!!
Temos em comum o fato de estarmos longe da família e num país que não é o nosso e, por isso, somos mais unidos e solidários. 

Os Britos encontraram por cá uma conhecida que depressa se transformou em amiga e também em anjo da guarda... a Filipa! 
A F é um amor, tem imenso jeito para crianças, está sempre disponível, e tornou-se a nossa enfermeira partícular! 

Daqui a dois dias a F vai dar o grande passo da sua vida: casar com o E, o grande amor da sua vida! 
E, aqui do hemisfério sul, desejamos-lhes todas as felicidades do mundo e que Deus os acompanhe sempre nesta nova caminhada, agora a três! 

E cá vos esperamos em Novembro para mais uns curativos!!!


O engenheiro da casa



Martim é aquele miúdo viciado em tecnologias... todas as que experimenta fica logo craque!
Se a boxe da TV avaria ele arranja, se o ar condicionado não faz frio ele arranja, se as manas não conseguem pôr o jogo na wii-u ele arranja. 
Se há um problema, chama-se o engenheiro Martim! Ganhou a alcunha de engenheiro porque, para além disto tudo, é pró na Matemática, principalmente em cálculo mental. No entanto, o seu sonho é ser jogador de futebol... e já me prometeu um Porsche Cayenne!!!

Fora isto, é fanático por consolas e jogos! O seu objetivo é passar todas as missões e todos os níveis... enfim... e eu que sempre achei que filho meu não passava tanto tempo em frente à TV, computador ou até jogos nos telemóveis!!! Cala-te, Marta!
Sou sincera, aqui por Luanda saímos menos de casa do que quando estavamos em Portugal e, além disso, ele tem as tardes todas livres, logo acaba por se entreter mais a jogar PS3.

Ontem, estava ele numa missão do jogo GTA 5, e como eu estava no sofá ele resolveu explicar-me o jogo. Ele era um homem rico com um carro topo de gama e com uma casa de sonho! Entretanto ele entra na casa e faz-me uma visita guiada: "aqui é a sala para ver TV e com uma salamandra, aqui é a sala onde se janta, aqui é a cozinha, aqui o meu quarto, aqui a sala de cinema, aqui a sala de jogos com mesa de snooker, aqui a varanda com jacuzzi e vista para a piscina. A piscina fica lá em baixo, mãe. Vou descer as escadas. Mãe, estas escadas não davam para nós. São muito perigosas para as manas. Não têm corrimão!" E depois desta preocupação do meu futuro futebolista, engenheiro (ou o que tu quiseres e te faça feliz!) eu fiquei com um sorriso nos lábios e orgulhosa desta sensibilidade que sinceramente não me passava pela cabeça, tal era o luxo da casa que me fez sonhar por breves momentos!





sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Ela...


Ela é vidrada nele desde o dia que ele nasceu.
Ela chega da escola e quer logo pegar-lhe ao colo.
Ela elogia sempre as roupas que ele tem vestidas.
Ela adora adormecê-lo e aconchegá-lo.
Ela chama-o de "meu príncipe" quando ele chora.
Ela sorri com as pequenas conquistas dele.
Ela diz-me "mãe, ele é tão querido!"

Ela tem 8 anos... ele 6 meses e é o irmão mais novo... ela é a "mãezinha" da casa...
Ela é a princesa Carolina!









Comemorar a vida!!!


Não se fazem 15 anos de casados todos os dias... e, por isso, merecíamos uma comemoração a condizer, mas não foi possível... ainda sonhámos com São Tomé e Príncipe ou com Cape Town (por serem destinos "relativamente" próximos) mas por aqui distribuir 8 filhos é impensável! Fazem tanta falta avós, tios, padrinhos e madrinhas... 
Apesar disto não baixámos os braços e contornámos a situação! Que tal um resort por aqui? E que tal comemorar com os nossos tesourinhos? E fomos então pesquisar e saber preços... sim, nada como sermos poupadinhos!

Para não andarmos muito de carro escolhemos logo o destino: Cabo Ledo! E depois foi só escolher o resort. Visitámos 3, vimos as condições e preços e concluímos que os valores e condições são muito idênticas. A diferença entre o mais caro e o mais barato é 2000 Akz (cerca de 15 euros), logo deixámos os miúdos escolherem onde queriam passar o fim-de-semana. E eles escolheram o que tinha a piscina mais gira! E maior! 
Claro que a explicação é óbvia: nós não moramos num condomínio com piscina (o que é muito normal nos expatriados) e por aqui não existem piscinas públicas (pelo menos eu não conheço) e, desde que viemos morar para Luanda acabaram as férias em casa dos avós, no Algarve, onde a piscina era a toda a hora e minuto (exceto quando estavamos na praia) e onde saiam roxos e de pele enrugada. Assim, eles dão este mundo e o outro por um mergulho numa piscina! E nós também!

Bom, escolhemos então o Doce Mar que tem vários tipos de quartos e casas. Ficámos em 2 quartos de 3 camas cada e foi uma festa! Nestas alturas ficam perfeitamente dois em cada cama e ninguém se chateia! Os almoços e lanches foram garantidos já de casa: sandes, salsichas, atum, pizza caseira, iogurtes, fruta, sumos, bolachas, batatas fritas e afins (deu para sábado e domingo e ainda sobrou pois a maior parte do tempo foi passado dentro de água!). O pequeno almoço está incluído e é excelente e muito variado. O jantar foi no restaurante do resort e optámos por um misto de carnes grelhadas e arroz de marisco. Nada a reclamar!!! Depois do jantar, a Bia ainda apagou novamente as velas (pois tinha feito 13 anos no dia 19) de um bolo feito em casa e que levámos connosco. Perfeito!

E nada mais a acrescentar... apenas algumas fotos que ilustram o que de melhor construímos ao longo destes 15 anos: a nossa FAMÍLIA !!!