terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Era hoje...


Era hoje... a esta hora estaríamos dentro do voo da Emirates com destino ao Dubai e amanhã à tarde chegaríamos a Luanda... não consigo deixar passar esta data em branco.
 
Sim, é verdade! O bichinho que fica a quem conhece África ficou por cá... já sinto saudades do clima, das pessoas e de outras coisas... mas não faltarão oportunidades de lá ir fazer uma visita! Há que pensar positivo!!!
 
Tenho recebido várias mensagens a questionarem-me sobre o porquê desta decisão de voltar... desculpem por não ter respondido mas queria escrever algumas palavras aqui sobre tal.
Começo por dizer que foi uma decisão pensada, mas muito difícil de tomar. Se foi a certa? A melhor? Não sabemos! Foi a que a vida permitiu na altura e dadas as condições que tínhamos.
 
Assim, aqui ficam algumas das razões porque voltámos:
- Saudades da família (o desejo de que os meus filhos aproveitem os avós e, eu e o R, os pais.)
- Saúde (nunca tive seguro de saúde para os miúdos e era um assunto que me preocupava bastante. Por um lado tinham-se acabado os narizes ranhosos e as bronquiolites, mas por outro lado uma febre deixava-me sempre alerta com receio do paludismo e outras coisas complicadas e típicas de Angola.) 
- Educação (quando cheguei não consegui vaga na Escola Portuguesa de Luanda e como tinha 4 filhos em idade escolar, decidimos inscrevê-los no ensino angolano. Isto porque todos os colégios com ensino português são muito caros e no meu caso era incomportável. Entretanto fui-me apercebendo das lacunas do ensino angolano relativamente ao português e, principalmente, no caso dos meus filhos mais velhos, eles estavam cada vez mais atrasados e isso também me preocupava. Quero salientar, no entanto, que existem vários aspetos no ensino angolano que eu adorei! O respeito pelos professores foi um deles!)
- A burocracia dos vistos era de deixar qualquer um de cabelos em pé e de bolso vazio (imaginem vezes 10 e uma vez por ano!)
- A viagem que fazíamos a Portugal uma vez por ano dá para o pai Rui vir visitar-nos mais vezes, nem que seja por um fim-de-semana e quase uma vez por mês.
 
Estas são as nossas razões e que, neste momento, pesaram mais do que estarmos todos juntos, mas também só nós sabemos o quanto custa a família estar afastada. A esperança de um dia estarmos novamente juntos (aqui em Portugal, em Angola ou em qualquer outro lugar do mundo!) é o que nos ajuda a acordar todos os dias com um sorriso e nos dá força para continuar em frente... sempre!
 
Sei que alguns que nos seguem contam juntar-se à família em Angola (não desistam!)... outros ainda estão a pensar o que fazer... alguns já se juntaram... e outros não têm alternativa a não ser estarem separados... cada caso é um caso e cada família é única... e desculpem dizer-vos mas não se podem comparar com esta, pois aqui tudo é a multiplicar por oito, quer as alegrias quer as tristezas, quer as preocupações... e emigrar com esta malta toda (conhecem alguém?) não foi fácil mas foi e será sempre a mais rica experiência da nossa vida... até agora!!!
Por isso, não desistam nunca... nós continuamos a lutar pelo nosso lema:
 
"As famílias têm que estar juntas!"


 

Aqui fomos muuuuito felizes!

 

6 comentários:

  1. que linda família, parabéns!
    meu pai esteve a trabalhar em Angola nos anos 60, 61 mesmo antes de começar a guerra, eles falava-me dos nomes por onde tinha passado e das cidades por onde tinha trabalhado que soavam como música aos meus ouvidos!
    e ele contava a pena que tinha de ver o povo de lá e o povo de cá com uma guerra às costas
    abraços
    Angela

    ResponderEliminar
  2. Vai correr tudo bem! Beijinhos e até um dia destes!

    ResponderEliminar
  3. Como eu a percebo! :( Tomamos a mesma decisão! :( Apesar de sermos SÓ 5, as dificuldades e preocupações eram as mesmas...
    Um dia será melhor!
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Lindos!
    As decisões às vezes são dificeis, mas têm que ser feitas!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Tenho-vos "acompanhado" super família :D
    Tudo bom para vós!
    Força Marta e Rui. Doi mas vão conseguir!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado a todos pelas palavras de apoio!
    Bjs!

    ResponderEliminar