domingo, 4 de maio de 2014

MÃES


Hoje fomos tomar o pequeno almoço a uma pastelaria e levámos os 4 filhos mais novos. Sentámo-nos numa mesa e, para não variar, as atenções cairam sobre nós... uma senhora que estava de saída meteu conversa comigo e perguntou-me "são 4? Que corajosa!" e eu respondi que os quatro mais velhos tinham ficado em casa. Ela fez rapidamente as contas e um ar de espanto "são 8?". E eu acenei que sim. Claro que me deu os parabéns e voltou a chamar-me de corajosa. Não imaginam a quantidade de vezes que me dizem isto quando se apercebem do número de filhos que tenho. 

Hoje é um dia especial e esta mãe (que todos chamam de corajosa) vem lembrar as mães de meninos especiais que nasceram com alguma diferença. Essas sim são mães corajosas!  Porque lutam todos os dias contra o preconceito e para que os seus filhos tenham qualidade de vida e sejam felizes. Lembro hoje também as mães que têm os filhos com uma doença grave e que todos os dias têm que mostrar um sorriso quando de certeza só lhes apetece chorar. São mães corajosas e que felizmente nunca perdem a esperança! Lembro também todas as mulheres que sonham muito ser mães e que ainda não conseguiram concretizar este sonho. Elas que lutam durante muito tempo (às vezes tanto que quase desistem) e que até conseguem engravidar, mas perdem os bébes. Essas sim, podemos chamar de mulheres e mães corajosas! Felizmente e cada vez mais estas mulheres conseguem realizar o seu sonho... e muitas delas Deus compensa-as logo em dobro ou triplo pois têm logo gémeos ou trigémeos! (Adoro estes casos!)

Perto delas eu sou uma mãe e ponto final. Tenho oito filhos que me dão algum trabalho, mas menos do que se tivesse apenas um que tivesse nascido com alguma diferença. Felizmente, e até à data, Deus tem permitido que sejam todos crianças saudáveis e que as doenças que tiveram sejam o comum das crianças (o maior susto foi o da Carolina com 3 semanas mas que passou depressa). Quanto à facilidade em engravidar acho que está à vista! O Rui até brincava com isto e dizia que eu até por bluetooth engravidava!

Assim e como para mim todos estes aspetos são dados adquiridos muitas vezes nem lhes dou valor. Devia acordar todos os dias e agradecer a Deus a família que ele me deu! (Nem sempre o faço...) E aqui englobo os filhos, o marido, os pais, o irmão e toda a restante família que me ajuda a crescer como MÃE!

Agora, no papel de filha, agradeço à minha mãe os mimos, as conversas, os raspanetes e tudo o que abdicou por mim e pelo meu irmão. Obrigado mãe! E apesar de nem sempre me apoiares nesta aventura de ser "mãe de muitos", és uma avó amorosa e babadíssima com os netos. E eu revejo-me em ti tantas vezes na educação dos miúdos!
E aqui tão longe fisicamente do que tenho mais saudades é de ir a tua casa e passear contigo na Av. da Igreja... e almoçarmos só as duas e irmos às compras só as duas!
Amo-te muito MÃE!

Ser "mãe de muitos" não é fácil e vive-se um dia de cada vez, mas se andasse 14 anos para  trás podia até mudar algumas coisas na minha vida, mas nunca o facto ter tido todos estes miúdos giros!! Adoro-vos Britinhos!




3 comentários:

  1. Olá, Marta! Eu só tenho três e também já me disseram várias vezes que sou corajosa por ter três, faço ideia as vezes que terás ouvido, realmente! E concordo que corajosas mesmo são as mães que passam pelas situações que descreveste.

    ResponderEliminar
  2. Que prazer em conhecer hoje via blogue esta familia numerosa. Nós também somos numerosos, mas em menor numero :) so temos quatro filhos!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar