terça-feira, 18 de março de 2014

Poupar!


Ter uma família numerosa não é fácil... a todos os níveis! Mas são opções que se tomam ao longo da vida e eu tenho aprendido muito com a minha experiência e com exemplos dos outros que me rodeiam. Por isso não critico quem optou por não ter filhos, quem optou por ter só um ou quem se fica pelos dois ou três... cada um sabe de si!!! Também aprendi que nunca devemos criticar a educação que é dada pelos pais que conhecemos aos seus filhos... podemos ter a nossa opinião e aprender com os erros e vitórias dos outros mas não dizer "na minha casa, eu nunca farei assim e blá, blá, blá...". Numa família com muitos filhos a probabilidade de termos chatices com os filhos ainda é maior do que com uma família menor e na altura logo saberemos o que fazer... certos de que a decisão que tomarmos (certa ou errada) será sempre por amor aos filhos! Depois, a vida se encarregará de nos provar se fizemos um bom trabalho enquanto pais... 
 
Este testamento todo para chegar a uma ideia que eu considero errada e que muitos têm: uma família numerosa ou é rica ou é pobre e ignorante!
 
Pois os Britos são uma família de classe média! E não precisamos de uma fortuna para gerir esta casa... claro que esta crise veio afetar-nos, mas a quem não afetou? Quantas não são as famílias que com poucos filhos também emigraram? Sair de Portugal foi uma opção nossa, mas estamos sempre a pensar que um dia vamos voltar... e torcemos para que esta crise passe depressa! Bem depressa!
E apesar de estarmos pouco tempo em Portugal acabamos por contribuir (à nossa maneira!) para a economia portuguesa... isto porque como por aqui as coisas são tão caras limitamo-nos a comprar o que é estritamente necessário (alimentos, alguns medicamentos que não trouxemos de Portugal e pouco mais) e quando aterramos em Lisboa enfiamo-nos no primeiro centro comercial e desatamos a comprar e comprar (e ainda comprar!!!). E digo-vos que isto não acontece só com os Britos mas com outros emigrantes que estão por aqui em Angola.
 
Continuando... vai nascer dentro de alguns dias o Zé Maria e, claro que vem por aí mais despesa, mas há que saber dar a volta e reciclar! E neste ponto eu fui aprendendo logo desde o Bernardo... algumas dicas:
- guardar todas as roupas e sapatos que estão em bom estado;
- não se desfazer do berço, cama de grades, banheira, cadeira de comer, esterelizador, carrinhos de passeio, ovos, cadeiras do carro e afins; se não estiverem em bom estado podemos sempre comprar apenas as forras ou pedir a alguma tia ou avó que tenha jeito para a costura para nos ajudar;
- durante uns anos não dar as coisas do bébe (à família ou amigos), mas sim emprestar (conheço algumas mães que deram tudo e depois voltaram a engravidar e tiveram que comprar tudo de novo!)
- no caso em que existam amigos ou família que têm roupa para dar (mesmo que sejam de tamanhos maiores) não ser orgulhoso e aceitar. Depois, fazer uma escolha, e guardar o que gostamos mais.
- conservar também os melhores brinquedos, triciclos, bicicletas,... o bébe vai adorá-los de certeza!
- durante a gravidez aproveitar as promoções de fraldas, toalhetes, produtos de higiene, para que não fique tudo para a altura do nascimento (claro que nós trouxemos todas essas coisas de Portugal);
- guardar também as roupas de grávida e trocar as mesmas com amigas;
 
Tudo isto e mais algumas coisas que me posso estar a esquecer, faz com que a despesa do início seja um pouco menos pesada e os gastos acabem por se restringir mais a consultas, vacinas fora do plano e alguns medicamentos que possam ser precisos.
 
Já vos falei do berço por onde passaram todos os Britos e que valeu a pena guardar. Mostro-vos também outras relíquias bem guardadas
 
 
Este cueiro foi vestido pelo Bernardo no dia em que nasceu. Foi oferecido pela bisavó Maria e está à espera do ZM!
 

Este fatinho tem também quase 14 anos, é amoroso e foi oferecido pela avó Maria Alice. À espera do ZM!


O meu primeiro ovo foi uma má escolha e só deu para os dois filhos mais velhos. Quando engravidei do Martim troquei por este e, agora quase com 11 anos, parece novo! Por ele já passaram 5 filhos e o que muda é a forra. Desta vez queria algo bem especial e bem baby boy! Como não podia deixar de ser fui ter com a Inês da Maria Café que tem coisas giríssimas! Ela ajudou-me a escolher os tecidos e as peças e o resultado final foi este...




Não ficou o máximo? Eu adorei! Espreitem a página da Maria Café pois o difícil é escolher e dá vontade de comprar tudo!

 
 
 
Para fazer pandam a fralda e a chucha a condizer... estou desejosa de ver o meu ratinho aqui dentro!!!




Boa semana para todos! A minha vai ser especial de corrida...
 

quarta-feira, 12 de março de 2014

Toca a andar!



Está quase!
Mas este último mês é o que me custa mais... tenho mais 10 kg do que o normal (a minha obstetra daqui achou-me muito elegante e o meu obstetra de Lisboa ainda me queria dar umas vitaminas!),  as costas ressentem-se disso, já não durmo a noite toda de seguida pois parece que bebi 10 litros de água antes de me deitar e, a azia é tanta que estou quase a acabar o stock dos kompensans (e trouxe várias caixas)... se o cabelo do Zé Maria for proporcional à minha azia acho que vou ter que lhe fazer um rabo de cavalo!!! Para além de tudo isto o calor é mais que muito e só apetece ficar em casa no ar condicionado.
 
Assim, e com tudo isto, fico com imensa vontade que estes últimos dias passem depressa e rezo para não chegar às 40 semanas. Mas só Deus sabe...
 

Como faço as 37 semanas no próximo sábado, comecei a andar na Baía de Luanda ao fim da tarde... pode ser que ajude! Além disso é uma altura do dia em que está mais fresco e o pôr do sol é lindo... hoje as cores eram estas...
 
 

O berço


 
Lembro-me como se fosse hoje... e já lá vão 14 anos!
 
Saí com a minha avó Maria e fomos à loja do bairro, em Alvalade, comprar o berço que eu tinha imaginado para o Bernardo que estava quase a nascer. Ela fez questão de mo oferecer e eu vi o quanto estava contente por me ver feliz e pela chegada do primeiro bisneto!
 
 
Sempre achei que, deitar um bébe acabado de nascer, numa cama de grades era pouco aconchegante e que eles se deviam sentir a nadar lá dentro. E, além disso, os berços são tão mais giros e mimosos... claro que também são mais caros, mas também duram imenso. Como os bébes só dormem no berço por alguns meses (dependendo do seu tamanho) não há o perigo de andarem aos saltos no berço (como às vezes fazem nas camas de grades e normalmente acaba mal!).
 
 
E assim tem sido ao longo destes anos... por este berço já passaram todos os meus filhos, o meu sobrinho G e o afilhado A. Ao todo 9 ratinhos! E agora esperamos o 10º ratinho que lá vai passar os primeiros meses de vida: o Zé Maria!


 






 
 
Daqui a uns bons anos talvez passem pelo berço os meus netos e, por sua vez, trinetos da avó Maria... e ela, onde quer que esteja, vai sorrir orgulhosa da família que ajudou a construir!



PS - O que vai mudando neste berço ao longo dos anos são os adereços... a colcha (desta vez é azul, mas já foi pérola, rosa e também lilás), o brinquedo, a oração, o primeiro peluche,...
 

terça-feira, 11 de março de 2014

Um dia bem passado!


 
Há muitos dias que não aparecia por aqui e já estava com muitas saudades de escrever um post! Tenho andado mais pelo facebook e tem sido através do tm. Isto porque o meu pc ficou em Portugal a reparar (a minha princesa Bia deixou-o cair ao chão e lá se foram os cristais...) e o do Rui estava mesmo a precisar de reforma pois já nem fotos conseguia carregar aqui no blog. Finalmente reformou-se... e eu posso agora aproveitar o pouco tempo que ainda tenho até o Zé Maria nascer para passar por aqui e contar-vos novidades dos Britos.


Hoje recebi algumas fotos de um dia bem passado em Janeiro em Portugal.
Entre um lanche com amigos (um deles de 4 patas!), uma aula de hip-hop na Casa da Maria Joana e, por fim, um jantar asiático, o dia foi mesmo em cheio... eles estavam radiantes!

Aqui ficam alguns momentos... para matar saudades dos dias que passámos no nosso país...